sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Faça seu tempo render mais!



Quanto mais coisas arrumamos para fazer, mais sobrecarregados parecem nossos dias. Viver atualmente exige muito mais do que as vinte e quatro horas que temos por dia, não é mesmo?

Mas um pouco de calma, criatividade e organização resolvem grande parte dessa falta de tempo.

 Que tal acordar alguns minutinhos mais cedo, para começar? Esse tempo pode ser utilizado para que você possa se arrumar com mais calma, ou tomar um café da manhã reforçado.

Pare de se boicotar: nada de ativar o botão soneca varias vezes. Além de causar atrasos, isso acaba com a qualidade do seu sono. Se achar que vai precisar dormir mais, deixe as coisas preparadas com antecedência e programe o despertador para mais tarde.

Ordene tudo o que você precisa fazer, de forma que a sua agenda faça sentido e possa ser resolvida de forma mais fácil. Agrupe funções semelhantes que podem ser realizadas ao mesmo tempo ou em sequência, adiante as coisas sempre que possível e evite delegar aquilo que pode fazer de forma rápida.

 Sabe aquela tarefa que apareceu no meio do dia e que não toma quase nada do seu tempo? Mate-a na hora. Deixar para depois pode acabar te atrapalhando – isso se você não acabar por esquecê-la.

E aí? Conhece algum outro truque que ajuda os dias a renderem mais e as tarefas a estarem sempre completas? Compartilhe com a gente!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

:: 15 segredos de beleza com bicarbonato ::



Além de ser útil na cozinha, o produto pode ser usado até mesmo para clarear e limpar os dentes.
 Se você ainda acredita que o bicarbonato de sódio só tem utilidade para fins culinários ou de limpeza, a boa notícia é que essa substância é tão versátil e útil que pode ser usada até mesmo para cuidar da beleza da pele, dos cabelos e inclusive dos dentes.
Esse truque caseiro já é muito utilizado na Europa, especialmente na França, onde as mulheres são adeptas do bicarbonato como aliado de beleza. Nos EUA, indústrias que produzem o bicarbonato estão investindo em mostrar para suas consumidoras a versatilidade do bicarbonato e sua imensidão de possibilidades de uso.
ads not by this site
Uma das vantagens da utilização do bicarbonato de sódio para cuidar da beleza é que apesar de o produto ser milagroso, ele é barato – um pacote com 100g custa em média R$3.
Além disso, outra vantagem é que o bicarbonato pode ser facilmente encontrado em supermercados e mercearias.
Agora vamos para a parte prática – confira as receitinhas e experimente aquelas que mais gostar.

Receitas e truques de beleza com bicarbonato de sódio

1.     Limpeza profunda dos cabelos: adicione um pouco de bicarbonato ao seu xampu para fazer uma limpeza profunda e remover totalmente os resíduos que ficam nos fios.

2.     Cuidados com as cutículas: coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água morna e use a solução para massagear as cutículas.
3.     Cotovelos e joelhos mais macios: misture um pouco de bicarbonato de sódio ao seu hidratante e massageie em movimentos circulares joelhos e cotovelos para potencializar a hidratação.
4.     Limpeza de escovas de cabelo e pinceis de maquiagem: deixe de molho em uma mistura de água morna e 3 colheres de chá de bicarbonato para eliminar os resíduos que se acumulam nestes acessórios.
5.     Dentes mais limpos: misture na escova de dentes um pouco de creme dental e bicarbonato e faça a escovação, assim os dentes ficam mais limpos e brancos.
6.     Boca cheirosa e fresquinha: faça um bochecho com a solução de uma colher de chá de bicarbonato em meio copo d’água para evitar maus odores.
7.     Aparelho de dente mais limpo: deixe o aparelho mergulhado em uma solução de água morna e 3 colheres de chá ou escove-o usando bicarbonato.
8.     Mãos macias, limpas e cheirosas: adicione 1 colher de chá em 200ml de sabonete líquido e use a mistura sempre que for lavar as mãos.
9.     Use no lugar dos sais de banho: inclua meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira para eliminar impurezas da pele e deixa-la mais macia.
10.   Escalda-pés com bicarbonato: adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, esfolie os pés usando uma bucha vegetal e sentirá a pele do pé mais macia e fresca.
11.   Esfoliação facial e corporal com bicarbonato: faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. A mistura é tão suave que pode ser usada todos os dias.
12.   Desodorante caseiro de bicarbonato: misture uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésio e use como desodorante. Se preferir que o desodorante tenha aroma, adicione o óleo essencial de sua preferência.
13.   Xampu seco: quando o cabelo estiver muito oleoso e você não tiver tempo de lavá-lo normalmente, salpique um pouco de bicarbonato para diminuir o aspecto de sujo.
14.   Adeus aos odores dos calçados: salpique um pouco de bicarbonato de sódio no calçado à noite quando retirá-lo. De manhã ele estará livre do mau cheiro.
15.   Bicarbonato para evitar manchas de desodorante: polvilhe um pouco de bicarbonato na pele após aplicar o desodorante, assim você evitará que a roupa fique com manchas amareladas.
E então? Que tal experimentar as receitas e contar para nós como foi sua experiência? Não deixe de compartilhar os segredos com suas amigas e comente abaixo para dizer o que você achou desses truques caseiros.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

:: 20 truques práticos para reaproveitar a casca do limão ::



A casca do limão pode ser usada em receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza

 Você preparou uma deliciosa limonada. E agora, o que fazer com as cascas dos limões? Se você respondeu “jogá-las no lixo”, pode estar cometendo um grande desperdício! A casca do limão possui muitas vitaminas, pode ser usada em diversas receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza.
Confira abaixo algumas de suas utilidades mais interessantes:
ads not by this site
1. Limpar peças engorduradas
Sua panela, mesmo após uma boa limpeza com detergente, continua engordurada? O fogão também está com este aspecto? Use as metades do limão!
Jogue um pouco de sal naquela metade de limão que já foi espremida e a esfregue nas peças ou áreas engorduradas. Depois, é só limpá-las com uma toalha. (Só tenha cuidado ao usar o limão em tampos de mármore, ou qualquer outra superfície que possa ser sensível ao ácido).
2. Limpar a chaleira
Encha a chaleira com água, adicione um punhado de fatias finas de casca de limão e ponha para ferver. Depois, desligue o fogo e deixe o líquido descansar por uma hora, escorra e lave bem.
3. Limpar o bule de café
Para garantir uma boa limpeza ao bule de café, a sugestão é colocar dentro dele gelo, sal e cascas de limão, e agitá-lo por um ou dois minutos. Depois de descartar a mistura, basta enxaguar.
A peça ficará brilhante!
4. Limpar o micro-ondas
É bastante comum um alimento ou líquido sujar o micro-ondas ao ser esquentado dentro dele. Neste caso, em vez de usar produtos químicos, você pode tentar o seguinte: coloque cascas de limão em uma tigela cheia até a metade com água. Ligue o micro-ondas por cerca de cinco minutos, permitindo que a água da tigela ferva e seu vapor se condense nas paredes e partes superiores do micro-ondas. Depois, é só retirar a tigela com cuidado e limpar a sujeira do micro-ondas com uma toalha.
5. Desinfetar o lixo
Após utilizar as cascas do limão para qualquer uma das finalidades citadas, elas ainda podem ser úteis: basta colocá-las no lixo, para desinfetá-lo e, ao mesmo tempo, deixar um cheiro agradável na cozinha.
6. Limpar torneira ou outra peça cromada
Os restos do limão também podem ajudar a manter a torneira ou outra peça cromada da sua casa limpa! A dica é esfregar a peça em questão com uma metade de limão (que já foi espremida), enxaguar e passar um pano macio para lustrar.
7. Limpar panelas
Uma metade de limão associada a sal também pode ser utilizada para limpar e iluminar panelas de cobre, bronze, cromo ou aço inoxidável. Basta você usar o limão espremido já com o sal (ou bicarbonato de sódio) e esfregá-lo na panela. Deixar a mistura agir por cerca de cinco minutos e enxaguar com água morna. Usar, posteriormente, um pano macio para secar.
8. Limpar a pia de aço inoxidável
Para a pia de aço inoxidável, use o mesmo método descrito para limpar a torneira ou peça cromada.
9. Afastar insetos
Muitos bichos, como, por exemplo, os insetos, não suportam o ácido do limão. A dica, então, é cortar a casca dele e colocar as tiras em janelas ou perto de rachaduras e buracos – por onde formigas e outros bichos podem estar entrando em sua casa.
10. Fazer um umidificador perfumado
Se sua casa sofre com o ar seco durante o inverno, você pode colocar a casca do limão em uma panela com água, e deixá-la ferver em fogo médio, para umidificar e perfumar o ar.
11. Limpar tábuas de corte
Devido às propriedades antibacterianas do limão, sua casca é ótima opção para limpar tábuas de corte. Basta passar meio limão espremido na superfície da tábua, esperar alguns minutos e enxaguar.
12. Manter o açúcar solto
Se o seu açúcar, na maioria das vezes, fica “empedrado”, a dica é adicionar cascas de limão no pote, que ajudarão a mantê-lo úmido e fácil de usar.
13. Fazer raspas
O mais indicado é usar somente a casca (sem a parte branca que fica entre a casca e a polpa) para fazer as raspas sem que elas fiquem amargas.
As raspas de limão podem ser polvilhadas em bebidas, como vinho ou batidas, saladas, sorvetes, sopas, tortas etc. Tanto para enfeitar como para dar um gostinho especial às receitas.
14. Fazer pó de raspas de limão
É possível fazer, em vez das raspas de limão, um pó. Basta deixar as cascas dos limões secarem por cerca de três ou quatro dias em um prato e depois colocá-las em um liquidificador (ou moedor de especiarias) e bater até que elas se transformem em um pó.
15. Misturar o pó ao açúcar
Uma boa ideia é misturar, em um recipiente, o pó de raspas de limão (citado acima) a um pouco de açúcar. Depois, basta utilizar a mistura nas bebidas ou receitas de doce.
16. Misturar o pó à pimenta
Para uma mistura salgada, coloque num recipiente o pó de raspas de limão com pedacinhos de pimenta. Este é um ótimo tempero para saladas e outros pratos!
17. Fazer casca de limão cristalizada
As cascas de limão cristalizadas são muito fáceis de fazer (veja abaixo) e podem ser comidas puras ou ser usadas em receitas de bolos, chocolates, biscoitos ou pães.
O primeiro passo é cortar a casca do limão em tiras. Para retirar completamente seu amargor, é indicado deixar as tiras de molho na água por um ou dois dias, trocando a água várias vezes. Depois, é só levá-las ao fogo com água e açúcar, e mexer devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorrer o excesso de calda e colocar as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga, usar um garfo para separá-las e deixar esfriar.
Antes de secarem por completo, é indicado passar as tiras em mais açúcar. Depois, é só guardá-las em um pote limpo e com tampa, em local seco.
18. Clarear manchas da idade
Aplique um pequeno pedaço da casca do limão na mancha e deixe agir por uma hora. Depois enxague o local. (Após o procedimento, evite tomar sol. E antes dele, certifique-se de que não tem alergia a limão).
19. Suavizar cotovelos secos
Use metade de um limão polvilhado com bicarbonato de sódio e aplique nos cotovelos. Massageie a mistura por alguns minutos na área em questão. Depois basta lavar e secar.
20. Fazer esfoliação
Misture meia xícara de açúcar com a casca do limão e óleo de oliva – usar o suficiente para transformá-los em uma pasta. Com o corpo molhado, aplicar a mistura e massagear a pele. Depois, lavar bem.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

:: 10 DICAS PARA EVITAR A CASPA NO INVERNO ::



10 DICAS PARA EVITAR A CASPA NO INVERNO
 
Fonte – Vila de Mulher
Há quem morra de vergonha e não admita que tenha caspa, aquelas bolinhas brancas que aparecem no couro cabeludo e acabam escorregando para as blusas, sobressaindo-se nas mais escuras, como o preto. A razão está na falta de informação sobre o problema.

Publicidade

Embora seja considerada doença, está longe de ser contagiosa nem tem relação com falta de higiene.
Na medicina, a caspa é conhecida como dermatite seborreica, uma descamação em placas no couro cabeludo provocada pelo excesso de sebo - o óleo que recobre os fios - e pela proliferação de um fungo chamado Malassezia Globosa. Nos quadros mais intensos, há a presença de uma inflamação, que pode causar coceira, vermelhidão e feridas na área afetada, como face, sobrancelha, nariz, orelha, peito, costas e virilha.

Especialistas apontam que pessoas com algumas doenças do couro cabeludo, entre elas psoríase, e ainda a presença de foliculites ou infecção por fungos têm maior tendência a desenvolver caspa. A Sociedade Brasileira do Cabelo inclui na lista pacientes com parkinson, epilepsia, paralisia facial, poliomielite e quadriplegia. No mundo, estima-se que 50% da população sofram com a descamação, entre homens e mulheres.

As pessoas que sofrem do problema preferem esconder a cabeleira embaixo de gorros e bonés a recorrer a tratamentos. Só que elas não sabem que a prática agrava ainda mais o processo. Uma vez o couro cabeludo abafado favorece a proliferação de fungos e bactérias. Especialmente no inverno, quando o tempo fica mais seco e exageramos em banhos mais quentes e aumentamos o intervalo das lavagens do cabelo, ações que potencializam a descamação da pele do couro cabeludo.

Isso acontece porque neste período do ano as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade, justamente para proteger o couro das agressões climáticas como ventos e frio. Ou seja, quem tem caspa não tem desculpa: pode estar nevando que é preciso lavar o cabelo todos os dias para remover os resíduos, agentes poluentes e eliminar as células mortas.

Outros fatores responsáveis pela descamação são o estresse e má alimentação. Além de controlar os nervos, que exaltados fortalecem a glândula sebácea levando a uma maior produção de sebo, aposte em uma dieta rica em frutas, verduras e proteínas. Evite consumir alimentos gordurosos, como frituras, chocolates ou creme de leite. Para desintoxicar o organismo, os fitoterapeutas recomendam beber chá de hamamélis, planta com ação antisséptica, e beber bastante água.
Truques ajudam minimizar o problema.

• Para começo de conversa, escolha o produto certo. O mercado de cosméticos tem enorme variedade de xampus que previnem a caspa;

• No entanto, fique atento às instruções. Há xampus que contêm antifúngicos, outros atuam na diminuição da inflamação da pele do couro cabeludo. Há, ainda, produtos com ácido salicílico e mentol com funções de diminuir a descamação e a coceira;

• Evite tomar banho e lavar os cabelos com água muito quente. Isso acaba ressecando o couro cabeludo que, para se defender, faz com que as glândulas sebáceas entrem em ação, produzindo mais oleosidade;

• Não vale botar força no esfrega-esfrega da cabeça. Isso ativa a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, causando um efeito rebote (mais oleosidade). Massageie a cabeça com a ponta dos dedos e nunca com as unhas, o que pode formar feridas;

• Para garantir que cabelo não seja danificado, é recomendável lavar os cabelos a partir das raízes até as pontas;

• Não durma com o cabelo molhado e evite deixá-lo úmido abafado, como usar gorros ou bonés, e ainda prendê-lo;

• Evite o uso de secadores de cabelo. Caso não tenha como deixar o apetrecho de lado, diminua a temperatura. Chapinhas também não são aconselháveis;

• Cuide para que nessa época não haja abuso de produtos químicos no cabelo, pois o tempo seco favorece a propensão para irritações;

• O sol também é um aliado no combate à caspa. Ficar no sol de manhã, durante dez minutos e três vezes por semana, pode ajudar a minimizar o problema;

• Lembre-se: nem a química ou o condicionador causam caspa;

• Quando não tratada a tempo, a caspa pode levar à calvície, tanto em homens como em mulheres;

• E caso nenhum desses métodos alivie, procure um médico dermatologista.