quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mitos e Verdades na Nutrição Atual por Tosca Guglielmi


Colocaremos hoje os assuntos abordados no programa VER MAIS, da RIC RECORD. Com participação do Dr. Daniel Buchweitz.

- LEITE COMO UM ALIMENTO SAUDÁVEL, TIDO COMO INDISPENSÁVEL NA NOSSA NUTRIÇÃO POR CONTER CÁLCIO E PREVENIR OSTEOPOROSE: MITO

O Cálcio presente no leite (bovino) é muito pouco absorvido, cerca de 32% apenas.
Inúmeros artigos na literatura atual ligam o leite (bovino) a aumento de fraturas ósseas espontâneas e índices altos de osteoporose. Países em que não se bebe leite (China, Japão, Tailandia...) quase não há relato de osteoporose. Ao contrario de países que adotam leite na alimentação (EUA, Holanda, Australia...) são os campeões em osteoporose.
E ainda, o consumo regular de leite aumenta o risco de doenças cardiovasculares e câncer como de prostata, de mama, de ovário. Está ligada a muitas outras doenças.

- OVO COMO UM ALIMENTO PERIGOSO, QUE ENGORDA E ELEVA O COLESTEROL: MITO

O ovo é um dos alimentos mais completos que existem, perde apenas para o leite materno. Contém 20 amino-ácidos, 14 minerais, 12 vitaminas. Algumas atribuições do ovo:
- ação antii-inflamatória
- emagrecimento (aumenta adiponectina)
- eleva o bom colesterol - HDL
- diminui niveis de insulina, ou seja, previne Diabetes
- previne degeneração macular (perda de visão em idosos) pela Zeaxantina e Luteína.
Para finalizar, foi feito um estudo na universidade de Harvard com estudantes de Medicina, eles comiam 25 ovos por dia, o resultado foi: perda de peso, aumento do colesterol bom (HDL), diminuição do colesterol total, diminuição do percentual de gordura, redução nos niveis de insulina de jejum, entre outros benefícios.

- LEITE DE SOJA COMO UM ALIMENTO SAUDÁVEL: MITO

É amplamente aconselhado a mulheres na pós menopausa por conter fito-estrógenos, que seriam benéficos para contornar os sintomas da menopausa. Porém esse estrógeno da soja não igual ao produzido pelas mulheres, logo causam diversas alterações como ganho de peso, retenção hídrica, aumento de tecidos proliferativos, favorencendo Cancer de mama, ovario e utero.
Em homens as isoflavonas (fito-estrógenos) está associado a diminuição da capacidade reprodutiva (diminui fertilidade). Inclusive era usada para eliminar a libido em monges no Oriente. Alguns autores comparam o consumo de soja em lactentes a dose correspondente a 5 pilulas anti-concepcionais por dia. Isso justifica a grande quantidade de menarca precoce (primeira menstruação) em meninas.
Outro mal da soja é que ela é rica em Manganês, um mineral que está associado, quando em excesso, com déficit de atenção, transtornos de humor, agressividade etc. A soja também contem agentes groitogênicos, que levam ao hipotireoidismo (disfunção da glândula tireóide).

- CANOLA COMO UM DOS ÓLEOS VEGETAIS MAIS SAUDÁVEIS: MITO

Não existe uma planta chamada Canola. O óleo Canola é uma abreviatura de CANadian Oil Low Acid. Advém de um mutação (transgênico) de uma planta chama COLZA, extremamente tóxica por ser rica em ácido erúcico. Esse ácido graxo causa doença cardíaca severa. O óleo de Colza (agora Canola) é usado como um óleo industrial, recentemente que foi introduzido na alimentação humana.
Há um mito que gorduras monoinsaturadas (como o óleo Canola) seria benéfico, já que é fonte de Omega 3, mas esse omega 3 do canola transforma-se em gordura trans no processo de Hidrogenação parcial para ser comercializado, e a gordura trans é extremamente formadora de placas de ateroma (placas de gordura nos vasos sanguineos). E isso vai culminar em risco para infarto, AVC, angina, etc.

- SUCO DE FRUTAS COMO UMA BEBIDA SAUDÁVEL: MITO

A frutose, que é o açucar da fruta, é 100% metabolizada no fígado. Quando fazemos suco de uma fruta, quebramos as fibras que serveriam para diminuir a velocidade que a frutose entra na corrente sanguinea, diminuindo a agressividade da frutose no fígado. Esse excesso de frutose no figado acaba sendo transformado em gordura, o que chamamos de esteatose hepática, que pode evoluir para uma Cirrose Hepática. Há estudos comparando um copo de suco de frutas ao uma latinha de cerveja, no quesito dano aos hepatócitos (celulas do figado). Então processar a fruta, em forma de suco, não é uma opção saudável. É preferível consumir a fruta ao natural.

- ÓLEO DE CÔCO COMO UMA ALTERNATIVA SAUDÁVEL: VERDADE

Há um mito que gordura saturada faz mal, mas o óleo de côco é um dos maiores exemplos de benefício que pode ter a gordura saturada. Algumas propriedades benéficas do óleo de côco:
- eleva o bom colesterol - HDL e baixa o mal colesterol - LDL
- ação antioxidante
- emagrece: o óleo de côco é um termogênico, aumenta o metabolismo basal, promovendo perda de peso.
- melhora o sistema imunológico: é rico em Ác. Láurico, que no organismo se transforma em mono-laurina, que tem propriedades anti- bacteriano, anti-fúngico, anti-viral. É o mesmo ácido graxo presente no leite materno.
- ajuda na melhora da função intestinal
- otimiza a função tireoideana, melhorando o metabolismo de gorduras.

- OUTRO EXEMPLO DE GORDURA SAUDÁVEL - AZEITE DE OLIVA: VERDADE


O azeite de oliva se bem escolhido é um remédio, que deve ser usado diariamente. Ele é rico em ácido graxo Oleico (omega 9). É um anti-inflamatório e antioxidante natural. É rico em uma substância chamada OLEOCANTAL, que combate os beta amilóides cerebrais (responsáveis por doenças neuro-degenerativas como Alzheimer e Parkinson).
Os requisitos para escolher um bom Azeite de Oliva e fazer desse tempero um medicamento de uso diário:
1- Ser extra-virgem (100% de oliva)
2- Ser extraído a frio (extraído quente transforma o Acido Oleico em Elaídico, que é maléfico)
3- Ser em vidro: os azeites em latas contém metais pesados que fazem mal a saúde
4- O vidro deve ser escuro: a claridade oxida o ácido oleico, diminuido suas propriedades.

Fonte — com Susan Germer e Dr.  Daniel Buchweitz. (Clinica Carpe Diem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário