segunda-feira, 22 de abril de 2013

Família unida na alegria e na limpeza: pais e filhos juntos na arrumação da casa




Desde pequenas, as crianças acabam acostumadas a receber atenção, carinho e, principalmente, a serem servidas. Tudo isso precisa, de fato, acontecer, afinal elas tem necessidades especiais em seu período de aprendizado - mas também é necessário começar a educa-las desde cedo para auxiliarem na arrumação da casa. Assim, conforme o tempo passa, elas adquirem proatividade e noção de suas obrigações para com o lar, além de se tornarem mais organizadas não só no dia a dia domestico como na vida em sociedade. Afinal, elas não serão servidas para sempre fora de casa.
 
Até cerca dos cinco anos, as crianças devem ser estimuladas a coisas simples, como guardar os próprios brinquedos, auxiliar na arrumação da cama, separar as roupas usadas e dar comida aos animais de estimação, caso tenham. São pequenos gestos que não exigem muito e que, quando adotados desde cedo, não parecem incômodos com o passar do tempo -- pelo contrario, tornam-se mecânicos.
Você pode, para facilitar, dar a elas uma caixa de brinquedo em que elas guardem tudo o que usarem - e ensinar que o bichinho de estimação fica mais feliz quando tem comida disponível. Tudo feito sempre sob sua supervisão, é claro.
 
A partir dessa idade, outras atividades podem ser inseridas na rotina da criança aos poucos. Chame-as para acompanha-la nas tarefas domesticas e convide-as a participar, sempre de bom humor. Divida com os pequenos a arrumação do quarto, das gavetas e meias e a rega de plantas, em dias de calor.
Na medida em que o tempo passa e a criança vai melhorando suas habilidades, você pode ir inserindo novos valores ao seu dia. Lavar a louça, tirar a poeira, varrer o chão, tudo pode ser parte de sua rotina como uma grande brincadeira seria, que deve ser repetida sempre. Lembre-se de não forcar a barra com tarefas pesadas ou com as quais as crianças não se adaptaram e nem exagerar na divisão de tarefas com ela para não traumatiza-la e nem fazê-la pegar birra. Elogie-a de vez em quando pelo serviço bem feito.
 
A ideia não é que as crianças  façam o trabalho doméstico por você, apenas que ajudem a manter a casa sempre organizada. E isso não deve ser um castigo para ela.  Ao entrar na Pré-adolescência, por volta dos 11 anos, elas já devem ter tarefas diárias determinadas, como ajudar na cozinha, lustrar os moveis e o chão, arrumar o quarto...
 
Apesar de parecerem tarefas bobas e que nem sempre te incomodam na hora da execução, dividi-las com a criança e, mais tarde, o adolescente, serve para criar nelas o senso de responsabilidade, prepara-las para o futuro fora de casa e ainda na interação com as pessoas na escola, no trabalho ou na casa dos amigos. É muito importante, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário