sexta-feira, 31 de maio de 2013

Você sabe arrumar a mesa como manda a etiqueta?



Você sabe arrumar a mesa como manda a etiqueta? Uma mesa bem posta pode impressionar e dar um toque de requinte a uma refeição. Muitos pratos, talheres e taças podem confundir e fazer parecer que é tudo muito difícil, por isso confira aqui como realizar essa composição:

Para começar, o sousplat deve ser colocado a 2,5 centímetros da borda da mesa e a 60 cm de distância dos outros. Sobre o sousplat vão o prato raso e depois o prato fundo. Caso esses pratos tenham alguma estampa de decoração, é importante definir uma posição e seguir o mesmo padrão para os outros lugares na mesa.
Os talheres devem ser alinhados a partir da borda inferior do prato. Os garfos ficam à esquerda em ordem de uso, de fora para dentro; já as facas ficam do lado direito com o corte voltado para o prato e, assim como os garfos, devem ser colocados de acordo com a ordem de uso.
No caso dos talheres de sobremesa, devem ficar acima dos pratos, com os cabos seguindo a mesma direção dos talheres principais, ou seja, o garfo para a esquerda, a faca e a colher para a direita.
Os copos devem ser colocados em sentido diagonal e por ordem de uso: para água (que já fica servida), vinho branco, vinho tinto e vinho espumante.
E, para finalizar, se for servir antepasto, coloque o pratinho de pão na parte superior esquerda do sousplat e a faca de manteiga atravessada no alto do prato, com o cabo voltado para a direita e o fio para o usuário.
Pronto! Assim você pode montar uma mesa completa. Mas atenção: não coloque utensílios que não serão utilizados durante a refeição, pois podem confundir seus convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário