quarta-feira, 17 de julho de 2013

Casa saudável: Controlando a poeira e os pêlos de animais



Casa saudável: Controlando a poeira e os pêlos de animais


Infelizmente, existem ácaros em toda parte. Essas criaturas microscópicas alimentam-se de partículas soltas dos pêlos dos animais e da pele humana, assim como outros detritos comuns no ambiente. Os ácaros se multiplicam não apenas no pó acumulado como também em sofás, cadeiras estofadas, tapetes e nas roupas de cama. É impossível livrar-se completamente deles, mas a higiene regular reduz bastante sua população. Segue abaixo uma lista de táticas para ajudá-la, caso você tenha alergia aos ácaros:


Aspirador de pó ideal. Veja se o aspirador de pó está equipado com um filtro HEPA (sistema de filtragem de alta eficiência). Tire o pó e passe o aspirador pelo menos uma vez por semana, dando prioridade para os tapetes, cortinas e móveis estofados.

Tire o pó usando um pano úmido. Panos secos e espanadores de penas somente espalham o pó e os ácaros no ar.

Escolha a decoração com cuidado. Como os ácaros e pêlos aderem ao carpete, opte por um piso liso com tapetes laváveis. As cortinas também atraem os ácaros, então lave-as e aspire-as. Os sofás de couro são melhores que os de tecido.

Compre capas antialérgicas para os travesseiros, cobertores e edredons. Elas têm uma trama mais fechada, que bloqueia os alérgenos, e as roupas de cama continuam macias e confortáveis.

Prefira travesseiros antialérgicos ou use capas protetoras especiais para impedir o acúmulo de ácaros no tecido dos travesseiros.

Se for colocar cortinas nas janelas, dê preferência para tecidos leves e laváveis. Cortinas pesadas ou persianas horizontais se transformam em depósito de sujeira.

Troque o seu colchão até no máximo sete anos.

Lava as roupas de cama em temperatura alta. Lave lençóis, colchas e cobertores a 60⁰ C para matar os ácaros.

Mantenha o local fresco e arejado. Os ácaros adoram calor e umidade, portanto abra as janela e use um desumidificador, se necessário. Isso é especialmente importante no quarto, onde proliferam as ácaros e os alérgenos.

Cuidado com as roupas de cama dos animais. Escolha as que podem ser lavadas facilmente e lave pelo menos a cada duas semanas. Escolha os cestos laváveis.

Dê banho com regularidade. Embora os gatos detestem, os banhos regulares reduzem a quantidade de alérgenos que se espalham pela casa. Experimente começar com banhos mensais.

Escove sempre. Habitue-se a escovar seu animal pelo menos uma vez por semana. Faça isso fora de casa ou em local apropriado e deixe a tarefa para a pessoa menos alérgica de casa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário